sexta-feira, 11 de abril de 2008

Programa Federal de Esporte e Lazer é realidade em Alagoas

Por: Helciane Angélica
Jornalista (1102 – MTE/AL)



O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma iniciativa do Ministério do Esporte e possui o Instituto de Desenvolvimento Humano (IDESH) como coordenador geral. Tem como objetivo reconhecer e tratar o esporte e o lazer como direito social; democratizar o acesso a políticas públicas; e estimular a formação de agentes sociais. Em Alagoas, as atividades já começaram em comunidades carentes de Maceió.

Ao todo são cinco núcleos, selecionados para realizar atividades de lazer e movimentação, são eles: Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares (CEPEC) no Complexo do Benedito Bentes; as associações de moradores do Pontal da Barra e da Vila de Pescadores no Jaraguá; Paróquia Nossa Senhora das Dores no Jacintinho; e a Companhia Teatral Joana Gajuru em Fernão Velho.

No Benedito Bentes as aulas foram iniciadas no dia 03 de março, e conta com a orientação de seis instrutores. O núcleo busca atender 400 pessoas, dentre crianças, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais para praticar a capoeira, futebol, voleibol, dança moderna, atletismo, caminhadas supervisionas e recreação infantil.

As aulas são gratuitas, realizadas de segunda a sexta nos três turnos e acontecem na sede do Centro, na grota da Alegria e na Clínica de Equoterapia Bráulio Cavalcanti, além de contar com o apoio do Posto de Saúde Hamilton Falcão com a execução de exames biomédicos. E no último sábado de cada mês, será o momento de integração entre todos os integrantes no “Sábado de Lazer” – na Praça Padre Cícero, ao lado do terminal de ônibus do complexo habitacional.

O coordenador geral do núcleo no Benedito Bentes, Valdenício (Vando) Santos de Oliveira, destacou que a finalidade do núcleo não é gerar atletas e sim, a inclusão social. “O programa está indo justamente para os espaços onde as práticas de lazer não fazem parte das políticas públicas. Na medida que o programa começa a se estender, ele vai ser um espaço onde as pessoas além de praticar atividades de lazer e esportiva, vão também exercer a cidadania”, afirmou.

CEPEC
O Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares completará oito anos em novembro, e mesmo com o pouco tempo de atuação vem revolucionando a rotina dos moradores na Grota da Alegria do Benedito Bentes com ações culturais, de formação e lazer.

A organização não-governamental possui 30 voluntários e executa atividades com aproximadamente 290 participantes, são elas: oficinas de artesanato; banda bate lata - “meninos e meninas da grota”; curso básico de informática; alfabetização para jovens e adultos; capoeira e três times de futebol; danças folclóricas como o coco de roda, taeira, maculelê e quadrilha junina. Dentre os projetos futuros possuem a criação de uma rádio corneta direcionada a comunidade e o espaço de leitura para a comunidade.

Serviços
CEPEC: Rua São Jorge, 68, Conjunto Benedito Bentes II, Tabuleiro do Martins. Cep: 57080-000. Maceió-AL.
Contatos: (82) 3353-6279 / 9304-0351 (Vando) / cepec_al@yahoo.com.br

Nenhum comentário: